Publicidade
Saúde

JN.1: Fiocruz identifica nova variante da Covid-19 em Pernambuco

Cepa já estava em circulação no Ceará, onde o número de casos vem aumentando significativamente

Imagem da noticia JN.1: Fiocruz identifica nova variante da Covid-19 em Pernambuco
• Atualizado em
Publicidade

A frente de vigilância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou uma nova linhagem de Covid-19 em circulação no estado de Pernambuco: a JN.1, conhecida como Pirola. A identificação aconteceu por meio do sequenciamento genômico, com amostras de pacientes das cidades de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Ouricuri, Paulista, Recife e Salgueiro.

+ Leia mais notícias do SBT News

Ao todo 46 amostras foram processadas para o sequenciamento, dos quais foi possível obter 30 genomas com qualidade acima de 90% de cobertura. Desses 30 genomas, todos foram identificados como da linhagem e sublinhagens da ômicron (B.1.1.529- like e BA-like). Entre estas, foi detectado 1 genoma pertencente à linhagem JN.1.

Além de Pernambuco, a cepa já foi identificada no Ceará, onde vem causando um aumento expressivo de casos de covid-19. Isso porque, apesar de não apresentar um atual risco global de saúde pública, a JN.1 é conhecida por ter uma rápida disseminação.

+ Dourados (MS) é a primeira cidade brasileira a começar vacinação contra dengue

Em dezembro, a variante foi classificada como cepa de interesse pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Diferente da linhagem mãe (ômicron), a JN.1 apresenta uma mutação adicional na proteína spike - responsável pela entrada do patógeno nas células humanas. A cepa também já foi encontrada na Índia, China, Reino Unido e Estados Unidos.

Publicidade

Assuntos relacionados

Saúde
Covid-19
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade