Exclusivo: Perfis falsos em aplicativos de transporte facilitam ação de motoristas irregulares
Fraude permite que motoristas sem habilitação ou foragidos atuem nas plataformas; caso já deixou uma vítima fatal em SP
Marco Pagetti
Derick Toda
do SBT Brasil
Uma investigação do SBT Brasil revelou um esquema de venda clandestina de perfis usados em aplicativos como 99, Uber e InDrive.
As contas são criadas com dados falsos ou de terceiros e permitem que até pessoas sem habilitação ou foragidas da Justiça atuem como motoristas e entregadores.
+ Motociclista que empinava moto atropela e mata idosa de 88 anos na zona leste de São Paulo
Nossa equipe conversou com três criminosos que oferecem perfis personalizados, inclusive com alterações em documentos de veículos para burlar exigências das plataformas. Os valores cobrados variam entre R$ 120 e R$ 500.
O caso ganhou repercussão após a morte de Maria Cícera dos Santos, de 43 anos, em Carapicuíba (SP). Ela caiu de uma moto conduzida por um homem que usava um cadastro fraudulento e foi atropelada por um caminhão. O motociclista confessou à polícia que não tinha carteira de habilitação e comprou o perfil irregular pela internet. Preso em flagrante, ele foi solto após audiência de custódia.
Autoridades alertam que quem adquire essas contas também comete crime, o que dificulta as investigações. Para especialistas, a prática expõe passageiros a riscos graves e prejudica motoristas que atuam de forma regular nas plataformas.