Influenciadora salva filho de engasgo com manobra de Heimlich; veja como fazer
Um dia antes do ocorrido, Clara Maia disse que compartilhou com amiga vídeo de enfermeira ensinando o método para desengasgo de bebês
Wagner Lauria Jr.
A influenciadora digital Clara Maia compartilhou o susto que passou com um de seus filhos, o José, que nasceu há pouco mais de um mês, após ele ter engasgado com leite, na tarde desta quarta-feira (5). Ela conseguiu salvar o recém-nascido usando a manobra de Heimlich.
"Eu sempre falo isso e vou deixar registrado aqui, primeiros socorros deveria ser matéria no colégio. Deveríamos crescer sabendo, essa manobra salva vidas", afirmou a influenciadora.
Veja o momento:
A influenciadora disse que um passo-a-passo feito pela enfermeira e fisioterapeuta, Letícia Spina Tapia, a ajudou muito na hora de realizar os primeiros-socorros em seu filho. Ela informou, por suas redes sociais, que chegou a compartilhar o vídeo com uma amiga na terça-feira (4), um dia antes do ocorrido.
"Foram 3 minutos de pânico que duraram uma eternidade.", desabafou a influenciadora sobre o ocorrido.
Confira o passo-a-passo
Orientações para a manobra de Heimlich
- Apoie o bebê sentado em uma de suas coxas;
- Com uma das mãos, dê suporte em suas costas e com a outra faça a letra V para manter sua boca aberta;
- Depois, com cuidado, mantendo as mãos nas mesmas posições, vire a criança para sua axila e não solte a garganta, mantendo-a aberta;
- Com isso, dê cinco batidas vigorosas nas costas do bebê com a parte de baixo de uma das mãos; continue apoiando e protegendo a criança com a mão de baixo, para proteger sua parte frontal (o peito do recém-nascido);
- Após isso, vire o bebê de frente para você; com dois ou três dedos, na linha dos mamilos, pressione cinco vezes no meio do peito;
- Repita o procedimento até que ele desengasgue completamente;
Aviso: É importante ressaltar que esse método só é válido quando quem engasgou está consciente, de acordo com o Ministério da Saúde. Caso a vítima do engasgo esteja inconsciente, a orientação é ligar para serviços de emergência: Corpo de Bombeiros 193 e SAMU 192, enquanto você realiza o método de salvamento (veja abaixo como fazer).
O que fazer se o bebê ficar inconsciente?
Após ligar para algum serviço de emergência, é necessário deitá-lo de costas, fazendo compressões em seu peito, de acordo com uma cartilha elaborada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP).
"A cada 01 minuto você tem que fazer no mínimo 100 e no máximo 120 compressões: como se 1 fosse o coração do bebê batendo", informa.
É necessário que a cada 30 compressões realizadas, você abra a boca do bebê e ventile seu corpo soprando ar.
"Para abrir a boca do bebê, coloque uma mão sobre a testa e com o dedo indicador e polegar da outra mão, puxe o queixo do bebê para trás e para cima ao mesmo tempo", informa.
O que muda no caso dos adultos?
Se a pessoa que engasgou for adulta ou adolescente, com estatura superior a da pessoa que esteja realizando o método de salvamento, é preciso levantá-la (caso ela esteja sentada) e abraçá-la por trás, segurando-a ao fechar uma das mãos e colocar a outra por cima.
Após isso, é recomendado apertar a barriga da pessoa na região epigástrica, ou seja, na "boca do estômago". Se a pessoa tiver menor estatura, agache e realize o mesmo procedimento. Também é orientado chamar os serviços de emergência se a pessoa não desengasgar.