DF deve receber 194 mil doses da vacina contra dengue até sexta (9) e pode começar vacinação no mesmo dia
Secretário-chefe da Casa Civil do Distrito Federal apresentou balanço das ações contra o avanço da doença; haverá 35 postos para aplicação do imunizante
A Secretaria da Casa Civil do Distrito Federal realizou, nesta quarta-feira (7), uma coletiva de imprensa para apresentar o balanço das ações de combate à dengue na capital. O DF deve receber 194 mil doses da vacina entre quinta (8) e sexta (9). Assim, a vacinação pode ser iniciada já na sexta.
As primeiras doses serão aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. "Se a vacina estiver disponível na sexta-feira pela manhã, à tarde já teremos vacinação em 35 pontos no DF", disse o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha.
+ Brasil chega a 40 mortes por dengue, diz Ministério da Saúde
Não haverá necessidade de agendamento ou comprovante de endereço. "Vamos seguir estritamente o que determinou o ministério", completou.
Na ocasião, Rocha afirmou que o apoio à capital no combate à dengue não deve ser politizado. "Nós que fomos atrás desse apoio, ninguém veio aqui no GDF oferecendo ajuda", explicou, descartando favoritismo político.
A secretária da Saúde, Lucilene Florêncio, atualizou os dados epidemiológicos da dengue no DF: 11 mortes, 45 óbitos em investigação e 46.298 casos prováveis.
+ Farmacêutica prioriza vacina da dengue ao SUS e limita venda à rede privada
Outra preocupação é quanto à recusa de inspeção dos bombeiros por parte de moradores. "O DF Legal vai agora acompanhar, lado a lado, essas visitas. Porque, chegando nas residências, se a pessoa não permite (a vistoria do oficial), o DF Legal já está lá para entrar. Não será necessário voltar", afirmou Rocha. Os bombeiros têm 300 militares nas ruas realizando inspeções.
Segundo a secretaria, mais de R$ 500 mil em possíveis multas poderão ser aplicadas, relativas a 271 autuações de irregularidades. Caso o problema inicial não seja sanado, o valor da multa pode subir.
+ Primeiro dia de hospital de campanha contra a dengue no DF tem movimento acima do esperado
Outros números e informações sobre combate à dengue no DF:
- Mais de 100 alunos de medicina que começaram a atender nesta quarta (7) na rede de saúde;
- Ampliação dos horários de funcionamento das UBS (até as 22h) e outras 10 com horário estendido aos sábados (até as 19h);
- Contratação de 75 agentes de saúde e outros 75 já aprovados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal;
- 9 novas tendas para atendimento ágil e especializado (além das 9 já em operação), em Ceilandia, Samambaia, Vicente Pires, Varjão, Gama, Taguatinga, Guará, região central do Plano Piloto e Paranoá;
- 2 carretas para logística, oferecidas pela Defensoria Pública.