Coloboma: entenda condição rara que afeta ginasta americano vencedor de medalha na Olimpíada
Stephen Nedoroscik também tem estrabismo e garantiu o bronze para os EUA junto com sua equipe de ginástica artística
Wagner Lauria Jr.
Pela primeira vez em 16 anos, Stephen Nedoroscik e seus companheiros da equipe de ginástica artística garantiram a medalha de bronze para os Estados Unidos na modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris. Paralelo ao êxito olímpico, o atleta tem uma condição rara que afeta a qualidade da visão: coloboma. Além disso, ele também é estrábico.
+ Rebeca Andrade descobriu problema de visão após não enxergar telão olímpico; veja sinais
"Na verdade, acho que eu não uso meus olhos no cavalo. Tudo é tato. Eu vejo com as minhas mãos", disse o atleta em uma entrevista ao canal americano CNBC.
+ O que é teratoma ovariano, tumor que afetou nadadora brasileira Beatriz Dizotti
O que é coloboma?
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), o coloboma se caracteriza por um defeito congênito na formação da região ocular (da íris), e também pode afetar as pálpebras — podendo haver ausência total ou parcial delas.
Ainda segundo a instituição, a condição pode estar associada à problemas cardíacos, anormalidades do sistema nervoso, anomalias genitais ou do trato urinário, além de malformações do ouvido.
Para tratar a condição, geralmente é necessária lubrificação extra do olho para evitar lesão corneana e eventualmente pode haver a necessidade cirurgia para evitar complicações.
Mas se a fotossensibilidade (sensibilidade à luz) for grande, segundo a Rede D'Or São Luiz, pode ser indicado a utilização de óculos de sol e filtros nas janelas do carro e da casa.
Coloboma e estrabismo
O estrabismo se caracteriza por um distúrbio na função dos músculos oculares, o que colabora para que os olhos não fiquem paralelos e olhem na mesma direção simultaneamente, em que a pessoa também pode ter visão dupla e embaçada, segundo o Hospital Albert Einstein.
De acordo com publicação da Universidade Federal de Minas Gerais nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, o estrabismo é a condição mais associado ao coloboma,
Em vídeo no Tik Tok, Stephen disse que, por ser estrábico, ele consegue para alternar o "olho dominante que está no comando com os dois olhos" durante os movimentos no cavalo com alças, sua especialidade olímpica.