Publicidade
Saúde

Coloboma: entenda condição rara que afeta ginasta americano vencedor de medalha na Olimpíada

Stephen Nedoroscik também tem estrabismo e garantiu o bronze para os EUA junto com sua equipe de ginástica artística

Imagem da noticia Coloboma: entenda condição rara que afeta ginasta americano vencedor de medalha na Olimpíada
Stephen Nedoroscik conseguiu bronze junto com parceiros de equipe | Reprodução/Instagram/Ricardo Bufolin
Publicidade

Pela primeira vez em 16 anos, Stephen Nedoroscik e seus companheiros da equipe de ginástica artística garantiram a medalha de bronze para os Estados Unidos na modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris. Paralelo ao êxito olímpico, o atleta tem uma condição rara que afeta a qualidade da visão: coloboma. Além disso, ele também é estrábico.

+ Rebeca Andrade descobriu problema de visão após não enxergar telão olímpico; veja sinais

"Na verdade, acho que eu não uso meus olhos no cavalo. Tudo é tato. Eu vejo com as minhas mãos", disse o atleta em uma entrevista ao canal americano CNBC.

+ O que é teratoma ovariano, tumor que afetou nadadora brasileira Beatriz Dizotti

O que é coloboma?

Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), o coloboma se caracteriza por um defeito congênito na formação da região ocular (da íris), e também pode afetar as pálpebras — podendo haver ausência total ou parcial delas.

Ainda segundo a instituição, a condição pode estar associada à problemas cardíacos, anormalidades do sistema nervoso, anomalias genitais ou do trato urinário, além de malformações do ouvido.

Para tratar a condição, geralmente é necessária lubrificação extra do olho para evitar lesão corneana e eventualmente pode haver a necessidade cirurgia para evitar complicações.

Mas se a fotossensibilidade (sensibilidade à luz) for grande, segundo a Rede D'Or São Luiz, pode ser indicado a utilização de óculos de sol e filtros nas janelas do carro e da casa.

Coloboma e estrabismo

O estrabismo se caracteriza por um distúrbio na função dos músculos oculares, o que colabora para que os olhos não fiquem paralelos e olhem na mesma direção simultaneamente, em que a pessoa também pode ter visão dupla e embaçada, segundo o Hospital Albert Einstein.

De acordo com publicação da Universidade Federal de Minas Gerais nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, o estrabismo é a condição mais associado ao coloboma,

Em vídeo no Tik Tok, Stephen disse que, por ser estrábico, ele consegue para alternar o "olho dominante que está no comando com os dois olhos" durante os movimentos no cavalo com alças, sua especialidade olímpica.

Publicidade

Assuntos relacionados

Olimpíada
Olimpíada de Paris
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade