Anvisa libera venda de creme dental 'Clean Mint' da Colgate após recurso
Agência havia proibido comercialização do produto devido a reações adversas relatadas por consumidores

Camila Stucaluc
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, na sexta-feira (28), a venda do creme dental Colgate Total Clean Mint depois de um recurso apresentado pela Colgate. Agora, o processo seguirá os trâmites administrativos da agência.
A comercialização do creme dental havia sido proibida devido a reclamações de consumidores, que relataram reações adversas após o uso do produto – que trocou de formulação recentemente. Sintomas como feridas na boca, inflamações gengivais e inchaços que chegaram a impedir a alimentação foram citados.
Segundo a Anvisa, a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associada às reações. Para confirmar a hipótese, a agência disse que irá investigar a fórmula do produto.
Apesar de voltar a permitir a comercialização, a Anvisa emitiu um alerta referente ao creme dental. A partir de agora, os fabricantes deverão garantir que a rotulagem contenha informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso.
+ Procon-SP pede esclarecimentos à Colgate após Anvisa suspender creme dental da marca
“A recomendação é para que os consumidores observem sinais de irritação e interrompam o uso do produto nessa situação. Já os profissionais de saúde devem monitorar sinais de alterações bucais, orientar os pacientes sobre possíveis reações adversas e recomendar alternativas para indivíduos sensíveis”, disse a agência.