Anvisa determina recolhimento de pratos plásticos por risco de contaminação química
Produto da marca Guzzini apresentou resultado insatisfatório em teste de migração de melamina, substância que pode contaminar alimentos


Isabela Guimarães
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento do Prato de Sopa Plástico Blues, da marca Guzzini, após detectar risco de contaminação química. A medida, publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira (5), também suspende a comercialização, a distribuição, a importação e a propaganda do produto no país.
Segundo a resolução (RE nº 4.387/2025), testes laboratoriais apontaram resultado insatisfatório para o nível de migração de melamina, substância utilizada na fabricação do plástico. Quando em contato com alimentos, a melamina pode se desprender do material e migrar para a comida, oferecendo riscos à saúde, como possíveis danos renais e hepáticos.
O produto é fabricado pela Refemabim Comércio Importação e Exportação de Eletro Eletrônicos Ltda., CNPJ 32.146.030/0003-69, e identificado pelo código 229596.
A Anvisa informou que todos os materiais que entram em contato com alimentos, como pratos, copos e utensílios, precisam passar por análises específicas antes de serem aprovados para uso. Caso apresentem migração de substâncias acima do limite permitido, são automaticamente retirados do mercado.
A resolução tem efeito imediato e o recolhimento deve ser realizado em todo o território nacional.
+ Seis marcas de café foram proibidas pela Anvisa em 2025; veja lista
Procurada pela reportagem do SBT News, a Guzzini ainda não se manifestou sobre a determinação.









