Saúde

Anvisa autoriza segunda fase do ensaio clínico de medicamento oral contra dengue

Remédio promete inibir replicação dos quatro sorotipos do vírus da dengue; 38 pacientes participarão de testes com medicamento

Imagem da noticia Anvisa autoriza segunda fase do ensaio clínico de medicamento oral contra dengue
Anvisa libera segunda fase de testes com medicamento contra dengue | Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a segunda fase do ensaio clínico de um medicamento de uso oral contra a dengue. O medicamento é chamado de EYU688 e está sendo implementado pela empresa farmacêutica Novartis Biociências.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A promessa é de que o remédio atue inibindo a replicação dos quatro sorotipos do vírus da dengue em pacientes já infectados pelo mosquito Aedes aegypti. A permissão foi dada após a conclusão dos benefícios potenciais do medicamento, apresentados em dados de estudos pré-clínicos e clínicos.

De acordo com a resolução, serão feitos 38 ensaios clínicos em pacientes recrutados por centros de pesquisas vinculados. Serão: 7 em Brasília (DF), 7 em Manaus (AM), 7 no Rio de Janeiro (RJ) e 17 nas cidades paulistas de Sorocaba (SP) e São José do Rio Preto (SP).

A pesquisa será feita de forma randomizada, duplo-cego, e controlada por placebo, ou seja, os pacientes serão divididos em dois grupos aleatórios. O primeiro recebe o medicamento em teste e o outro, um placebo.

Caso o resultado seja positivo, o medicamento passa para a terceira fase, com testes feitos em humanos em maior escala.

Assuntos relacionados

Anvisa
Dengue
Medicamento
Saúde

Últimas Notícias