Alta nos casos de dengue e covid pode sobrecarregar serviço de saúde nas próximas semanas
Especialistas alertam para aumento nos índices das doenças em decorrência do carnaval e das chuvas
Salutiel Filót
Os casos de dengue no Brasil quadruplicaram neste início de ano. Segundo o Ministério da Saúde, há 512.353 possíveis infectados, ante 128.842 registrados no mesmo período de 2023. Até o momento, são 75 mortos em decorrência da doença. Em paralelo, os casos de covid registraram aumento de 81% neste ano, com pelo menos 36 mil registros por semana, segundo o órgão.
Para Jurandi Frutuoso, secretário-executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, a crescente de casos das duas doenças juntas deve ser sentida ainda nas próximas semanas. Segundo ele, a aglomeração do carnaval causa uma tendência de aumento ainda maior nos casos de transmissão de covid. A dengue também deve registrar aumento devido às chuvas, que ocasiona maior incidência de focos de mosquitos.
Dengue no Rio de Janeiro
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), decretou no início de fevereiro estado de emergência na saúde pública por conta da epidemia de dengue. Nesta quarta-feira (14), a prefeitura confirmou a segunda morte pela doença em 2024 na cidade. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, dois em cada três pacientes convivem com focos do mosquito transmissor, o que ajuda a explicar a alta de casos na cidade.
"É muito importante que as pessoas estejam atentas a febre, dor no corpo, dor atrás dos olhos, podendo estar acompanhadas ou não, de manchas pela pele, de dor nas articulações. Uma hidratação adequada evita uma internação, evita um óbito por dengue", disse o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz.
A segunda morte no Rio foi em um caso de dengue hemorrágica, de um jovem morador de Senador Camará, na zona oeste da cidade. O secretário de Saúde do município anunciou hoje a abertura do 10º polo de atendimento para pacientes com dengue, no complexo ‘Super Centro Carioca de Saúde’, localizado na zona norte. Outros polos foram inaugurados nas últimas semanas, nos bairros: Curicica, Campo Grande, Santa Cruz, Del Castilho, Bangu, Madureira, Complexo do Alemão, Tijuca e Botafogo.