Adolescente morre após ser liberado de Centro de Emergência no Rio e família fala em negligência
Quadro do jovem se agravou após alta médica do CER na Barra da Tijuca; ele morreu na UPA da Cidade de Deus, após alteração das funções renais
![Imagem da noticia Adolescente morre após ser liberado de Centro de Emergência no Rio e família fala em negligência](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fsbt-news-assets-prod.s3.sa-east-1.amazonaws.com%2Fmenino_morte_rio_f6691fdba6.png&w=1920&q=90)
SBT News
A família de Myguel Xavier, de 13 anos, denuncia o Centro de Emergência Regional (CER) Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro, por negligência médica. Os parentes do menino também apontam responsabilidade da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Cidade de Deus, onde o adolescente morreu, após ter sido internado em estado grave.
O caso aconteceu na última sexta-feira (7), mas começou a viralizar nas redes sociais nesta segunda (10) após uma tia do adolescente postar a história.
+ Lexa anuncia morte da filha três dias após parto e agravamento de pré-eclâmpsia; entenda
Segundo a família, Myguel chegou no CER da Barra da Tijuca com suspeita de dengue na quinta-feira (6), onde foi atendido, medicado e liberado com recomendações médicas. Karine Oliveira, mãe do adolescente, contou que o filho recebeu alta mesmo apresentando um quadro grave, com extrema debilidade e quase inconsciente.
Ainda de acordo com a família do menino, o estado de saúde piorou rapidamente e ele foi levado às pressas para a UPA da Cidade de Deus, mas não resistiu e morreu na unidade de saúde. A família também responsabiliza os profissionais da unidade pela morte do adolescente.
Outro lado
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro confirmou que Miguel Ribeiro foi atendido pelo SAMU e pelo CER Barra no dia 06 de fevereiro.
Segundo posicionamento, o adolescente foi liberado após "resultado dos exames de hemograma e PCR sem alterações e sorologia negativa para dengue". Ele foi liberado com "recomendação de, caso tivesse alguma alteração no quadro, retornar à unidade".
O jovem retornou à UPA da Cidade de Deus em estado grave, segundo a secretaria, "hipoglicêmico e com alteração das funções renais". "Infelizmente, apesar dos esforços e do pronto atendimento, ele não resistiu.
Ainda de acordo com o posicionamento, o teste rápido para dengue na UPA também foi negativo.
+ Jovem com a 'pior dor do mundo' reconsidera eutanásia e é diagnosticada com nova doença
O corpo de Myguel Xavier foi encaminhado ao IML para investigação da causa da morte. As direções das unidades lamentaram o ocorrido e informaram estar "à disposição dos familiares para os esclarecimentos necessários".