Publicidade
Saúde

São Paulo registra aumento de 20% do número de casos de AVC

Secretaria de Saúde do Estado reforça a importância de cuidados vasculares durante o "Agosto Azul e Vermelho"

Imagem da noticia São Paulo registra aumento de 20% do número de casos de AVC
Cuidados e prevenção de doenças vasculares
• Atualizado em
Publicidade

Os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) cresceram em 20% só no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), mostram que os atendimentos ambulatoriais e internações relacionados ao AVC em 2023 atingiram a marca de 219,4 mil, contrastando com os 182,4 mil casos registrados em 2022. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

+ Estudo conclui que má qualidade do sono pode triplicar risco de AVC

À medida que a temperatura diminui, a preocupação com a saúde vascular aumenta. A campanha "Agosto Azul e Vermelho", que está em andamento em São Paulo, visa trazer à tona as implicações das doenças vasculares e reforçar a importância de informações sobre tratamentos, prevenção e cuidados durante o inverno.

Segundo o especialista em cirurgia vascular e endovascular do Hospital Geral de Itapecerica da Serra, Vinícius Bertoldi, as insuficiências arteriais estão entre as condições mais vulneráveis aos efeitos do clima frio. Essas doenças podem levar à obstrução do fluxo sanguíneo nos membros inferiores, com destaque para a doença arterial aterosclerótica.

Secretaria da Saúde de SP registra aumento de 20% nos casos de AVC | Reprodução/Governo de SP

Além das insuficiências arteriais, o inverno traz também um aumento nos riscos de ataque cardíaco. Esse fenômeno é frequentemente precipitado por coágulos em áreas já afetadas pela aterosclerose. Os meses de maio a agosto ganham destaque, abrigando 36% das mais de 26 mil mortes registradas no ano passado. Embora, até junho de 2023, tenha sido observada uma diminuição de 5% nas fatalidades por infarto, com mais de 12 mil óbitos reportados.

+ Tratar dor crônica sem remédio: neurologista explica alternativas

+ Nova tecnologia promete ampliar mobilidade a pessoas tetraplégicas

Desafios e Recomendações Médicas

Pacientes com doenças vasculares enfrentam desafios durante o inverno rigoroso. Medidas simples, como evitar exposição direta ao frio, abandonar o tabagismo e proteger as extremidades com roupas apropriadas, são essenciais para minimizar os riscos. Em casos em que os sintomas se intensificam, como mudanças de cor na pele, sensação de formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e pés, o paciente deve procurar assistência médica imediatamente.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade