OMS: 10% dos soropositivos podem ter resistência a remédios contra HIV
Relatório da Organização Mundial da Saúde aponta aumento de casos de resistência a antirretrovirais
SBT News
Das 37,7 milhões de pessoas que vivem com o vírus da imunodeficiência humana (HIV) no planeta, 27,5 milhões recebem medicamentos antirretrovirais, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse cenário, 10% dos pacientes que fazem uso desses remédios podem ter resistência às substâncias.
Saiba mais:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Esse número pode chegar aos 50% entre bebês, que não respondem ao tratamento. O aumento do uso dos antirretrovirais altera a estrutura genética do HIV, impactando na capacidade de bloqueio da multiplicação e replicação do vírus.
O dolutegravir é um medicamento recomendado pela OMS desde 2019. O órgão recomenda a transição para esta substância, aprovada para uso desde 2019. Com o aumento da resistência, a organização indica a urgência de acompanhar testes de carga viral, mudar os medicamentos usados nas terapias de soropositivos que apresentam resistência e melhorar as prescrições.
Mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo não têm nenhum tratamento contra o HIV e aproximadamente 64% dos países pesquisados pela OMS estão introduzindo ações para conter e monitorar a doença. Esses países possuem alto nível de infecção pelo vírus, segundo a entidade.
Leia também:
+ Proerd, ação de prevenção às drogas em escolas, é ineficaz, diz estudo
+ Resistência e infecções por abuso de antibióticos aumentam nas Américas
+ Agência Europeia autoriza vacina da Pfizer para crianças a partir dos 5 anos