Publicidade
Saúde

OMS reforça importância de transparência nos dados da Covid-19 no Brasil

Diretor-executivo do Programa de Emergências do órgão afirmou ainda que confia na solução de qualquer problema de comunicação entre o governo e os brasileiros

Imagem da noticia OMS reforça importância de transparência nos dados da Covid-19 no Brasil
OMS reforça importância de transparência nos dados da Covid-19 no Brasil
• Atualizado em
Publicidade
Em coletiva no início da tarde desta segunda-feira (8), o diretor-executivo do Programa de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou que o órgão continuará a apoiar o Brasil, mas que o governo do país não pode deixar de divulgar os dados sobre o avanço do novo coronavírus com transparência e consistência. A declaração veio menos de um dia após o Ministério da Saúde publicar números divergentes sobre a Covid-19.

Ainda segundo Ryan, a OMS possui informações detalhadas sobre a doença no país e está confiante de que qualquer problema de comunicação entre o governo e a população possa ser solucionado.

Desde maio, a insituição considera a América do Sul como epicentro da pandemia do novo coronavírus. Na nova fala, Ryan relembrou também que parte da população brasileira, comos os indígenas, é bastante vulnerável ao avanço da Covid-19.

Leia a declaração na íntegra:

"Nosso entendimento é que o governo no Brasil continuará relatando os números diários importantes e de forma desagregada. Temos dados extremamente detalhados do Brasil, vários dos dados do Brasil são os mais detalhados e atualizados diariamente, e esperamos que isso continue. O Brasil é um país muito grande. Tem uma população muito diversa. Possui alguma população muito vulnerável, principalmente em áreas urbanas, populações indígenas e outras. Portanto, o Brasil merece todo o nosso apoio e continuaremos a apoiar o Brasil e o povo do Brasil na luta contra a Covid. Ao mesmo tempo, é muito importante que as mensagens sobre transparência e compartilhamento de informações sejam consistentes. E podemos confiar em nossos parceiros no Brasil para fornecer essas informações para nós. Mais importante, para as pessoas, para os cidadãos. Eles precisam entender o que está acontecendo. Eles precisam entender onde está o vírus. Eles precisam saber como gerenciar os riscos para eles. E, portanto, esperamos e confiamos que quaisquer confusões que possam existir no momento possam ser resolvidas. E que o governo do Brasil e os estados do Brasil continuem se comunicando de maneira consistente e transparente com seus próprios cidadãos, a fim de acabar com essa epidemia o mais rápido possível. Como eu disse, continuaremos com nossos colegas a apoiar o povo do Brasil e o governo do Brasil, para controlar essa doença o mais rapidamente possível."
 
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade