Gripe K: OMS alerta para aumento da circulação de variante do influenza A (H3N2)
Variante tem se espalhado pela Europa, Ásia e América do Norte, com recomendação de reforço na vigilância e vacinação


Paulo Sabbadin
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre o aumento da circulação da variante "K" do vírus Influenza A (H3N2), registrada principalmente nos últimos meses de 2025. A alta foi observada com maior intensidade na Europa e no leste asiático, mas também houve crescimento significativo na América do Norte.
Apesar da expansão da variante, a OMS informou que, até o momento, não há indícios de mudanças na gravidade clínica dos pacientes infectados. Não foram observados aumentos em internações hospitalares, admissões em unidades de terapia intensiva (UTI) ou óbitos relacionados ao vírus.
"No entanto, as temporadas dominadas pelo subtipo A (H3N2) costumam estar associadas a maior gravidade, especialmente entre idosos", ressaltou a entidade.
Dados preliminares de efetividade vacinal indicam que a proteção contra hospitalizações permanece em níveis semelhantes aos registrados em temporadas anteriores.
Segundo a OMS, no contexto das Américas, é essencial intensificar a vigilância genômica do vírus, garantir uma alta cobertura vacinal, tratar os casos de forma oportuna e estar preparado para uma possível atividade mais precoce ou intensa na temporada de 2025-2026.
"É fundamental que a população, especialmente os idosos e as pessoas com fatores de risco, recebam a vacina contra a influenza, a fim de se protegerem individualmente e reduzir a pressão sobre os serviços de saúde, em particular os de hospitalização", destacou a organização.









