Megaoperação no RJ: MP abre inquérito e diz que vai pedir imagens de câmeras corporais dos policiais
Segundo o órgão, apuração segue determinação do STF que obriga a instauração de procedimento investigativo sempre que há mortes em ações policiais
SBT Brasil
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) abriu um inquérito para investigar a megaoperação policial que resultou em 121 mortes nos complexos da Penha e do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. O órgão informou que vai requisitar as imagens das câmeras corporais dos agentes para analisar a atuação das forças de segurança e elaborar laudos independentes.
Segundo o MPRJ, a apuração segue uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que obriga a instauração de procedimento investigativo sempre que há mortes em ações policiais.
Em entrevista coletiva, o procurador-geral de Justiça do Rio, Antônio José Campos Moreira, afirmou que o objetivo é examinar os fatos com base em provas técnicas e depoimentos que serão colhidos ao longo da investigação. Ele confirmou que o MP produzirá laudos próprios para cada uma das vítimas.
Campos Moreira também comentou a tática usada pelos agentes de levar o confronto para uma área de mata, distante das residências das comunidades. A medida, segundo ele, buscou reduzir riscos para os moradores.








