X (ex-Twitter) remove postagens com teor político após ordem da comissão eleitoral da Índia
Restrições ocorrem em meio às eleições parlamentares no país
SBT Brasil
A plataforma X (antigo Twitter), foi obrigada pela justiça indiana a excluir publicações políticas, em meio às eleições parlamentares, também conhecida como a maior eleição do mundo, pois o país abriga quase um bilhão de eleitores. O processo começa nesta sexta-feira (19) termina em junho.
+X entrega decisões sigilosas do STF ao Congresso dos EUA
A ordem judicial foi emitida após violações de uma regra eleitoral indiana, que proíbe críticas à vida privada dos candidatos. Os conteúdos removidos incluíam publicações de dois partidos políticos e de dois parlamentares, um deles da mesma legenda do primeiro-ministro Narendra Modi.
+Musk precisava se posicionar e não atacou soberania, defende vice-líder da minoria na Câmara
O comunicado oficial da empresa do bilionário Elon Musk, afirmou que, embora cumpram a decisão judicial, discordam. "Defendemos que o direito à livre expressão deve se estender a publicações de teor político", declarou a nota.
Em Londres, manifestantes exigiram que a Meta, empresa controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram, monitore as publicações relacionadas às eleições indianas. A solicitação surge em meio a preocupações crescentes sobre a influência das mídias sociais no processo eleitoral.
No Brasil, Musk está em conflito com o Supremo Tribunal Federal, após acusações de censura e ameaças de descumprir ordens judiciais. O bilionário foi incluído em um inquérito que investiga a existência de milícias digitais que supostamente atuam para desestabilizar a democracia no país.