Vídeo mostra soco de assessor de Marçal em marqueteiro de Ricardo Nunes durante debate do Flow
Integrante da campanha do prefeito foi agredido por Nahuel Medina, que foi levado para a delegacia
Imagens feitas nos bastidores do debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, organizado pelo Flow, mostram Duda Lima, marqueteiro de Ricardo Nunes (MDB), sendo agredido por Nahuel Medina, integrante da equipe de Pablo Marçal (PRTB).
A confusão teve início depois que o apresentador Carlos Tramontina expulsou Marçal do debate por desrespeitar as regras do encontro diversas vezes. As imagens também mostram Duda Lima ensanguentado após a agressão.
Nas redes sociais, Nahuel Medina afirmou que se "defendeu instintivamente" depois que o marqueteiro de Nunes tentou pegar seu celular para impedir uma gravação. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde de Duda Lima.
Após a briga, o debate foi encerrado. Um boletim de ocorrência foi registrado pela equipe de Nunes e o agressor foi encaminhado à delegacia.
Em nota, Marçal lamentou o episódio, dizendo que a importância da inteligência emocional ficou evidente.
"Duda Lima, marqueteiro de Nunes e conhecido por sua atuação na última campanha de Bolsonaro, perdeu o controle e, de forma inaceitável, agrediu o assessor Medina, arranhando seu peito e jogando seu celular no chão, conforme registrado em vídeo. Após essa agressão, Duda continuou a proferir zombarias e, diante desse cenário, Medina também reagiu de maneira reprovável, perpetuando um ciclo de agressão física que é inaceitável, principalmente em ambientes de debate", diz a nota.
Assista abaixo aos momentos da confusão:
Quem é Duda Lima?
O marqueteiro Duda Lima integra a equipe do prefeito Ricardo Nunes há um ano e meio. Ainda antes da campanha eleitoral de 2024, o profissional já atuava orientando estratégias políticas e de comunicação de Nunes. Cabia a ele traçar cenários eleitorais e apresentar ao prefeito e a aliados.
Agora durante a eleição, Duda coordena as estratégias políticas da campanha de Nunes e, durante os debates, está no pequeno grupo autorizado a acompanhar o prefeito de perto, dentro do estúdio.
Antes de trabalhar com Nunes, Duda Lima foi o responsável pela campanha de Jair Bolsonaro em 2022, quando o então presidente tentou a reeleição, mas acabou derrotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva, do PT.
Duda Lima trabalhou por anos como marqueteiro do PL, partido comandado por Valdemar Costa Neto e a que Bolsonaro é filiado.
O marqueteiro de Nunes foi citado, em agosto do ano passado, na CPMI do 8 de Janeiro, no Congresso Nacional. O hacker Walter Delgatti disse em depoimento aos parlamentares que Duda Lima foi quem pediu a ele para fazer manobras que expusessem uma suposta falta de segurança das urnas eletrônicas. Duda Lima negou que tenha tido a conversa com Delgatti.
(Colaborou Carolina Freitas)