Venezuela impõe tarifa a produtos brasileiros e preocupa governo de Roraima
Governo estadual calcula impactos no agronegócio, na geração de empregos e na arrecadação; Venezuela isentava os produtos brasileiros de tarifas
Murilo Fagundes
Não são apenas os Estados Unidos que pretendem taxar os produtos brasileiros. A Venezuela também impôs um "tarifaço" próprio contra o Brasil.
A medida afeta principalmente as exportações do estado de Roraima, que tem a Venezuela como seu principal parceiro comercial.
+ "Eduardo Bolsonaro não manipula o Trump", diz Flávio, em entrevista exclusiva ao SBT
O governo estadual já calcula impactos no agronegócio, na geração de empregos e na arrecadação, já que a Venezuela isentava os produtos brasileiros de tarifas.
Agora, a isenção foi reduzida e as empresas que vendem para o país vizinho terão esse novo obstáculo. Até o momento, o valor da alíquota não foi confirmado.
"A Venezuela é atualmente o principal parceiro comercial de exportações do Estado, sendo responsável por mais de 70% da movimentação externa registrada nos últimos anos", afirma o governo de Roraima.
O Ministério do Desenvolvimento afirmou que acompanha o caso junto ao Itamaraty, que acionou a Embaixada do Brasil em Caracas. A ordem agora é buscar explicações e tentar, por meio da diplomacia, reverter a cobrança.