Ataque armado contra tribunal deixa cinco mortos no Irã
Grupo sunita Jaish al-Adl Baluch assumiu autoria do atentado; três agressores foram mortos durante confronto

SBT News
com informações da Reuters
Um ataque armado a um tribunal na província iraniana de Sistan-Baluchistão, neste sábado (26), deixou ao menos cinco mortos e 13 feridos. Segundo a mídia local, entre as vítimas estão uma mãe e uma criança que estavam no prédio, que foi atingido por uma granada.
Em comunicado, o grupo sunita Jaish al-Adl Baluch assumiu a autoria do ataque e pediu "a todos os civis que evacuem imediatamente a área dos confrontos para sua segurança". Disse, ainda, que três integrantes do grupo que participaram do ataque foram mortos após entrarem em confronto com as forças de segurança.
A província de Sistan-Baluchistão, localizada perto das fronteiras com o Paquistão e o Afeganistão, abriga a minoria muçulmana sunita baluch do Irã, que há muito se queixa de marginalização econômica e exclusão política.
+ Exército dos EUA mata líder do Estado Islâmico durante operação na Síria
A província frequentemente vê confrontos entre forças de segurança e grupos armados, incluindo militantes sunitas e separatistas que dizem estar lutando por maiores direitos e autonomia. O governo iraniano acusa alguns deles de laços com potências estrangeiras e envolvimento em contrabando e insurgência transfronteiriços.