Nova onda de calor causa incêndios e riscos em várias regiões da Europa
Focos intensos na Turquia, Chipre e Bálcãs mobilizam equipes; em Kosovo, ruas tiveram de ser molhadas para tentar amenizar o calor intenso
Sérgio Utsch
do SBT Brasil
Uma nova onda de calor tem provocado incêndios florestais em várias regiões da Europa, com focos mais graves na Turquia e em Chipre, onde duas pessoas morreram.
Moradores foram obrigados a deixar suas casas enquanto bombeiros, apoiados por tratores e helicópteros, tentam conter as chamas que continuam se espalhando. No sul de Chipre, as queimadas são as mais severas registradas em mais de cem anos.
+ Rússia faz grande demonstração de poder com mais de 150 navios e 120 aeronaves no Pacífico
Na região dos Bálcãs, localizada no sudeste europeu e que inclui países como Sérvia, Bulgária e Kosovo, a escassez de água dificulta o combate ao fogo. No Reino Unido, após três ondas consecutivas de calor acima de 30°C, cientistas alertam que temperaturas superiores a 40°C estão se tornando muito mais comuns devido às mudanças climáticas.
Em Kosovo, a prefeitura tem molhado as ruas para amenizar o calor, enquanto o país enfrenta também queimadas. Na Grécia, o calor intenso levou ao fechamento temporário da Acrópole, em Atenas, durante o meio-dia.