“Temos que começar a pensar em prevenção”, diz Marcos Pontes sobre desastres naturais
Em entrevista ao SBT News, senador discutiu as lições que podem ser aprendidas com calamidade vivida no RS
Samir Mello
O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) concedeu entrevista ao Poder Expresso nesta segunda-feira (27). Em conversa com Léo Cavalcanti, o senador discutiu a tragédia climática que vive o Rio Grande do Sul, apontando quais lições podem ser tiradas para que acontecimentos assim sejam evitados.
+Governo federal diz que precisa de mais informações para reconstruir cidades no Rio Grande do Sul
“A mudança climática é um fato, está acontecendo e vai continuar. Providências precisam ser tomadas em nível mundial, como rever a questão do desmatamento, fazer uso de energia renovável. Nesse assunto, a polarização política misturada com a ciência nunca dá certo. As coisas ficam distorcidas ou são escondidas”, opinou.
“No Brasil a gente trata muito de recuperação, mas temos que começar a pensar no ‘antes’. Por exemplo, já temos previsto este ano as maiores secas da história no Pantanal e na região norte. Cadê as providências? Temos que tomar cuidado com os incêndios para não destruir aquele bioma. Planos de contingência são essenciais, pois pontes, estruturas, a gente recupera. A vida perdida, não”.
Governo enxuto
Marcos Pontes também analisou o cenário econômico atual, oferecendo soluções para o governo atual. “O que todo país desenvolvido tem em comum? O investimento em educação, ciência, tecnologia e inovação. Depois, um ambiente de negócios favorável, para facilitar o desenvolvimento de empresas, assim como um governo enxuto, quanto menor melhor. O governo precisa sair da frente para ajudar o setor privado”, opinou.
“Aumentar tributo é a pior forma de aumentar arrecadação. Pois isso quebra empresas e facilita a perda de empregos, o que é péssimo para o país e para o próprio governo”, analisou.