Publicidade
Política

“Temos que começar a pensar em prevenção”, diz Marcos Pontes sobre desastres naturais

Em entrevista ao SBT News, senador discutiu as lições que podem ser aprendidas com calamidade vivida no RS

Imagem da noticia “Temos que começar a pensar em prevenção”, diz Marcos Pontes sobre desastres naturais
marcos pontes
Publicidade

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) concedeu entrevista ao Poder Expresso nesta segunda-feira (27). Em conversa com Léo Cavalcanti, o senador discutiu a tragédia climática que vive o Rio Grande do Sul, apontando quais lições podem ser tiradas para que acontecimentos assim sejam evitados.

+Governo federal diz que precisa de mais informações para reconstruir cidades no Rio Grande do Sul

“A mudança climática é um fato, está acontecendo e vai continuar. Providências precisam ser tomadas em nível mundial, como rever a questão do desmatamento, fazer uso de energia renovável. Nesse assunto, a polarização política misturada com a ciência nunca dá certo. As coisas ficam distorcidas ou são escondidas”, opinou.

“No Brasil a gente trata muito de recuperação, mas temos que começar a pensar no ‘antes’. Por exemplo, já temos previsto este ano as maiores secas da história no Pantanal e na região norte. Cadê as providências? Temos que tomar cuidado com os incêndios para não destruir aquele bioma. Planos de contingência são essenciais, pois pontes, estruturas, a gente recupera. A vida perdida, não”.

Governo enxuto

Marcos Pontes também analisou o cenário econômico atual, oferecendo soluções para o governo atual. “O que todo país desenvolvido tem em comum? O investimento em educação, ciência, tecnologia e inovação. Depois, um ambiente de negócios favorável, para facilitar o desenvolvimento de empresas, assim como um governo enxuto, quanto menor melhor. O governo precisa sair da frente para ajudar o setor privado”, opinou.

“Aumentar tributo é a pior forma de aumentar arrecadação. Pois isso quebra empresas e facilita a perda de empregos, o que é péssimo para o país e para o próprio governo”, analisou.

Publicidade

Assuntos relacionados

Rio Grande do Sul
clima
Bolsonaro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade