Publicidade
Política

Hugo Motta: saiba quem é o deputado eleito presidente da Câmara

Parlamentar foi aliado de Eduardo Cunha, votou a favor do impeachment de Dilma e construiu proximidade com o Planalto

Imagem da noticia Hugo Motta: saiba quem é o deputado eleito presidente da Câmara
O deputado Hugo Motta tem a presidência da Câmara definida a três meses da eleição | Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Publicidade

Eleito o mais jovem presidente da Câmara dos Deputados, aos 35 anos, Hugo Motta (Republicanos-PB), natural de João Pessoa (PB), gosta de dizer que é cidadão patoense de coração. Seus familiares se alternam na administração de Patos há pelo menos 30 anos – atualmente, seu pai, Nabor Wanderley, está à frente da prefeitura. Eleito deputado federal pela primeira vez aos 21 anos – idade mínima para concorrer ao cargo – está no quarto mandato consecutivo. A tradição da família na política conta, ainda, com a avó do deputado, Francisca Motta, que aos 83 anos, é deputada estadual na Assembleia Legislativa da Paraíba.

+ Hugo Motta é eleito presidente da Câmara dos Deputados

O novo presidente da Câmara teve um amplo arco de alianças, com oito partidos, sem considerar sua própria sigla. O grupo engloba MDB, Podemos, PP, PV, PCdoB, além de PT e PL. Tido como um parlamentar que consegue transitar entre diferentes núcleos políticos, Motta conseguiu unir os partidos que são protagonistas da polarização na política nacional.

+ Davi Alcolumbre: "Não busco protagonismo, mas pretendo ser o catalisador do desejo desse plenário"

O analista político e econômico Ricardo Rodil avalia que Motta terá um papel desafiador à frente da Câmara. "Seu perfil conciliador o habilita para uma condução pacífica, mas as circunstâncias não garantem isso. Ele será pressionado nos embates sobre a reforma tributária e por pautas eleitorais visando 2026."

Rodil pondera que o caráter conciliador de Motta e seu bom trânsito entre partidos sugerem uma relação pacífica com o Executivo. "Mas sua juventude pode torná-lo menos flexível em negociações de emendas e cargos", avalia.

+ Davi Alcolumbre: quem é o senador que volta à presidência do Senado

Histórico na política

O deputado também tem histórico de boa relação com figuras de peso no Congresso. Teve apoio de Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara, e de outros ex-presidentes da Casa, como Rodrigo Maia (PSDB-RJ) e Eduardo Cunha (MDB-RJ).

Defensor do diálogo entre diferentes correntes políticas, Motta tem afirmado que enfrentará a "agenda de radicalização" e trabalhará para aproximar as diferentes forças do Congresso. Na última semana, chegou a dizer que "ser de centro não é ausência de posição, mas ausência de preconceitos".

No início de sua trajetória, Motta era filiado ao MDB, junto com o vice-presidente Michel Temer e Eduardo Cunha, nomes centrais no processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT), em 2016. Em 2018, ele migrou para o PRB, atual Republicanos, um dos principais do "centrão".

Atualmente, Motta é vice-presidente nacional do Republicanos, líder da bancada do partido pela terceira vez e presidente da sigla na Paraíba.

Formado em Medicina, ele é casado e pai de dois filhos.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade