Alcolumbre convoca sessão conjunta do Congresso para votação da LDO nesta quinta-feira (4)
Sessão foi antecipada após articulação entre Senado, Câmara e líderes partidários; pauta terá apenas votação da LDO

Antonio Souza
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), confirmou a convocação de uma sessão conjunta do Congresso Nacional para esta quinta-feira (4), às 11h, destinada exclusivamente à votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.
A pauta será única: a análise do documento que define as bases para a elaboração do orçamento da União do próximo ano. É ela que estabelece metas fiscais, prioridades e limitações de gastos para o governo federal em 2026.
Votação antecipada
A antecipação da votação foi articulada na terça-feira (2), quando Alcolumbre se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e líderes partidários.
O objetivo do encontro foi ajustar o cronograma tanto da LDO quanto do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026, o PLN 15/2025, que ainda precisa ser analisado pelo colegiado.
Com a LDO votada, o Congresso terá de concluir nas próximas semanas a análise do Orçamento de 2026, que define quanto o governo poderá gastar ao longo do ano e de onde virão os recursos.









