Saiba quem é Gilvan da Federal, o deputado do PL que desejou a morte de Lula
Parlamentar acumula processos e embates políticos; ele foi alvo de um pedido de investigação pela AGU à PF

SBT News
O deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) é alvo de um pedido de investigação da Advocacia-Geral da União (AGU) à Polícia Federal (PF) após ele desejar a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Conhecido por carregar uma bandeira do brasil, Gilvan responde a uma série de processos e duros embates com políticos. Em outubro de 2024, o deputado foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por calúnia e difamação contra Lula (PT) após chamá-lo de de "ladrão e corrupto". + PF faz operação contra esquema de corrupção entre PMs e lideranças indígenas no Pará
Além disso, Gilvan tem uma condenação no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) após ele mandar a vereadora Camila Valdão (Psol) calar a boca e chamá-la de "satanista" e "assassina de bebês". Ele foi acusado de violência política de gênero.
O deputado do PL é agente da Polícia Federal licenciado. É natural de Araióses (MA) e começou sua carreira política em 2018. + Polícia Federal faz buscas contra suspeito de apologia ao nazismo no Rio Grande do Sul
O parlamentar bolsonarista é réu em um outro processo movido pelos cantores Caetano Veloso e Chico Buarque após serem acusados pelo deputado de usar o dinheiro público "para fumar maconha".
Procurado pelo SBTNews, Gilvan da Federal não se manifestou.