Publicidade
Política

Reforma tributária: parecer de grupo de trabalho da Câmara detalha regulamentação de impostos nesta quinta (4)

Votação deve ocorrer a partir da próxima quarta-feira (10), segundo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL)

Imagem da noticia Reforma tributária: parecer de grupo de trabalho da Câmara detalha regulamentação de impostos nesta quinta (4)
Reforma tributária | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Publicidade

O grupo de trabalho (GT) da Câmara dos Deputados que analisa regras gerais da regulamentação da reforma tributária apresenta parecer nesta quinta-feira (4). O presidente da Casa Baixa, Arthur Lira (PP-AL), informou nessa terça (3) que a votação deve ocorrer a partir da próxima quarta (10).

+ Lira diz que carne na cesta básica tem impacto de 0,57% em alíquota e apoia aumento de cashback

O GT deve detalhar hoje como vão funcionar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Juntos, formam o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e substituem cinco tributos atuais que incidem sobre consumo. Um período de transição tributária deve vigorar de 2026 a 2033.

O CBS, federal, representa fusão de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

+ Reforma tributária: armas podem entrar no "imposto do pecado"

Já o IBS, com gestão feita por estados e municípios, unifica Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Serviços (ISS).

O texto do GT também trata do Imposto Seletivo (IS), apelidado de "imposto do pecado", prevendo alíquotas maiores sobre produtos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, como cigarros, bebidas alcoólicas, bebidas com alto teor de açúcar, veículos poluentes e extração de gás natural, minério de ferro e petróleo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade