Poder Expresso: O que se sabe sobre o envolvimento de Bolsonaro no plano golpista?
O programa também aborda o indiciamento de Bolsonaro e os outros 36 por tentativa de golpe de Estado
O Poder Expresso desta sexta-feira (22) repercute o indiciamento pela Polícia Federal do ex-presidente Jair Bolsonaro, do ex-ministro Walter Braga Netto, do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e de mais 34 por um suposto plano golpista que incluíam assassinatos após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022. O plano envolvia assassinatos e prisões de autoridades, como o ministro Alexandre de Moraes, o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin. A PF concluiu que as tentativas de golpe envolveram os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.
O programa também repercute a 29ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP29, que detalha novas metas de redução de emissões de gases de efeito estufa do Brasil.
Realizada em Baku, Azerbaijão, o governo brasileiro detalhou a nova Contribuição Nacional Determinada (NDC) para o acordo de Paris, com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa entre 59% e 67% até 2035, com base nos níveis de 2005. Também é destacado o Plano Clima, que guiará as políticas até 2035 e terá como objetivo uma economia com emissões líquidas de gases de efeito estufa iguais a zero até 2050.