Poder Expresso: diplomatas de Lula são convocados para explicar posição sobre Venezuela
Esta edição também aborda a tensão com a Nicarágua após embaixador brasileiro ser expulso do país
O Poder Expresso desta quinta-feira (8) fala sobre a falta de posicionamento do governo brasileiro em relação as eleições venezuelanas. Diversos países se posicionaram contra a reeleição de Nicolás Maduro, anunciada pelo Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) após as eleições do dia 28 de julho, alegando fraude no processo eleitoral, falta de transparência e violência aos opositores. + Biden diz não ter confiança de transição pacífica se Trump perder as eleições
Esta edição também fala sobre a decisão da Nicarágua de expulsar o embaixador do Brasil do país. Em resposta, o governo brasileiro também expulsou a embaixadora nicaraguense, Fulvia Patricia Castro Matu. A expulsão do embaixador brasileiro foi motivada pela ausência de representantes brasileiros às celebrações de 45 anos da Revolução Sandinista, que aconteceram em Manágua, capital do país.
O Poder Expresso repercute ainda as chamadas "emendas Pix", em que o estado ou município recebe o dinheiro do Orçamento da União indicado por um deputado federal ou senador e decide por conta própria no que investir, sem precisar informar ao governo federal sobre o destino dos recursos. O projeto foi defendido pelo senador Marcos Rogério (PL-RO), líder da oposição, nesta quinta-feira (8). Também na pauta desta edição: Alexandre de Moraes manda soltar ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no governo Bolsonaro; Edival Pontes supera espanhol e conquista o bronze no taekwondo e Brasil perde para Estados Unidos no vôlei feminino e disputará o bronze. Assista: