Pela primeira vez, Brasil envia militares como adidos para a China
EUA eram o único país a receber apoio militar do mais alto escalão do exército brasileiro

Caio Aquino
O Brasil enviou pela primeira vez oficiais-generais para auxiliar na embaixada da China, em Pequim, marcando fim da exclusividade do país com os Estados Unidos, que eram os únicos a receber apoio militar do alto escalão.
Em decreto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva designou os adidos a China, sendo eles um oficial-general do Exército como Adido de Defesa e do Exército, um contra-almirante da Marinha como Adido Naval e por fim um coronel da Aeronáutica como Adido Aeronáutico;
A ação marca uma aproximação do governo brasileiro com o chinês que, apesar de não ser citado em documento oficial do governo do país, ocorre durante crise diplomática entre EUA e Brasil.
Os adidos militares terão atuação em negociação de acordos de cooperação, no intercâmbio de informações e em visitas oficiais, além de monitorar avanços tecnológicos e industriais no setor de defesa.
No Exército, o posto de oficial-general representa os mais altos cargos de comando e liderança. É o topo da hierarquia da carreira militar de oficiais. No Brasil, por exemplo, o termo "oficial-general" é usado para designar quatro postos superiores:
General de Brigada (2 estrelas)
Primeiro posto de oficial-general. Comanda uma brigada ou ocupa funções administrativas de alto nível.
General de Divisão (3 estrelas)
Segundo posto. Comanda uma divisão ou funções ainda mais estratégicas.
General de Exército (4 estrelas)
Terceiro posto e o mais alto que se alcança normalmente. Pode comandar um exército ou assumir cargos de alto escalão no Ministério da Defesa.
Marechal (posto excepcional – 5 estrelas)
Atualmente não utilizado em tempos de paz. Reservado para situações de guerra ou concedido como título honorífico.
Além dos oficiais-generais, o Brasil designou para atuar em Pequim outros dois representes como um coronel ou tenente-coronel do Exército como Adjunto do Adido de Defesa e do Exército e um capitão de mar e guerra ou capitão de fragata como Adjunto do Adido Naval.