Pacheco encontra governadores para discutir dívidas de estados com a União
Encontro se dá em meio a negociações com governo para uma proposta alternativa de pagamento de débitos
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), vai discutir dívidas de estados com a União em encontro com governadores nesta terça-feira (26). A reunião está prevista para começar às 14h, em Brasília, e vem em meio às negociações de uma proposta alternativa para débitos estaduais com o governo federal. Apenas Minas Gerais tem uma dívida que alcança R$ 162 bilhões.
+ Pacheco diz esperar proposta do governo para renegociar dívidas de estados
O montante bilionário do estado motivou Pacheco a tentar uma nova solução junto ao Ministério da Fazenda, que pode se estender a outras unidades da federação. O projeto ainda está em negociação com o ministro Fernando Haddad, mas pela previsão de Pacheco, o texto deve ser concluído ainda nesta semana e pode ser votado, pela Câmara e pelo Senado, até o dia 20 de abril, quando vence o prazo de pagamento no estado.
"Temos esse prazo [até 20 de abril] para equacionar o problema de Minas Gerais e acaba por ter uma solução geral de uma proposta que virá do governo federal, eventualmente do próprio Parlamento. É uma discussão que estamos fazendo com Haddad, para haver uma regra geral de consolidação e equacionamento desse passivo", afirmou Pacheco a jornalistas nessa segunda.
A dificuldade de pagamentos de dívidas tem sido levantada por diferentes nomes estaduais, principalmente do Sul e do Sudeste — que participam da reunião com o senador.
+ Desenrola Brasil entra na última semana; veja como renegociar dívidas com o programa
O encontro contará com ao menos quatro governadores: Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; Ratinho Junior (PSD), do Paraná; Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro; e Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul. A expectativa, segundo Pacheco, é chegar a uma proposta que seja interessante aos estados e à União.
"É muito importante que a gente chegue num acordo que seja bom para os dois lados. Isso passa pela rediscussão do indexador da dívida e por um programa de incentivo ao pagamento, sem sacrifício de servidores públicos e sem venda indiscriminada de ativos do estado", declarou.
Governadores e Haddad
Antes do encontro com Pacheco, governadores se encontram com o ministro Fernando Haddad, no Ministério da Fazenda. A reunião está prevista para começar às 8h e, além dos que estão confirmados para a reunião com Pacheco, a lista também conta com governadores de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), e do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB). A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm (PL), também participa da reunião, representando o estado.