Moraes critica gigantes de tecnologia após bloqueio do Rumble no Brasil
Ministro do STF acusa plataformas de corroer a democracia; Rumble processa Moraes nos EUA por censura

SBT Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou as gigantes de tecnologia, dizendo que elas corroem a democracia. A declaração foi feita após o bloqueio da plataforma Rumble no Brasil e ocorre em meio a um processo movido contra Moraes nos Estados Unidos.
+Governo pede que STF acelere julgamento sobre plataformas digitais
A decisão de suspender o Rumble no Brasil levou a plataforma de vídeos e o Trump Media Group, empresa de Donald Trump, a acusarem o ministro de censura em uma ação protocolada na justiça norte-americana no sábado (22). Eles pedem que as ordens de Moraes não sejam cumpridas nos EUA.
Entre as medidas, Moraes determinou que o Rumble nomeie um representante legal no Brasil e retire do ar a conta do blogueiro Allan dos Santos, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Allan, que vive nos EUA, é acusado de promover discursos de ódio online.
Especialistas acreditam que o Rumble permanecerá inacessível no Brasil, enquanto continua operando no exterior. Segundo um pesquisador da FGV, as chances de Moraes enfrentar problemas jurídicos nos Estados Unidos são pequenas.
+"Aqui é uma terra que tem lei", diz Moraes sobre operação de redes sociais no Brasil
O caso reflete não só um embate judicial, mas também uma disputa política e econômica. A Rumble, que tem negócios com Trump e investimentos do vice-presidente dos EUA, J.D Vance, vê o bloqueio como um ataque direto a grupos aliados à Casa Branca.