Ministros se reúnem com Lula para discutir Rio Grande do Sul e auxílio para vítimas
Haddad disse que governo deve anunciar até três medidas de apoio ao estado por semana
Os ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Fernando Haddad (Fazenda) e Paulo Pimenta (autoridade Federal no Rio Grande do Sul) reuniram-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta manhã de sábado (18) no Palácio da Alvorada. Na pauta, assuntos relacionados à tragédia no Sul e auxílios às vítimas.
+Quais benefícios podem ser solicitados pelas vítimas das chuvas no RS?
Na quarta-feira (15), o chefe da Fazenda disse que o governo deve anunciar até três medidas de apoio por semana. Segundo ele, a frequência deve ser “dia sim, dia não”, “até que tenhamos clareza de que estamos de posse de todo o ferramental necessário para agir em cada situação específica da maneira mais adequada”, afirmou Haddad.
Pimenta, que é gaúcho, assumiu na terça-feira (14) o cargo de ministro especial da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do estado. Com isso, ele deixa a Comunicação Social da República (Secom).
Situação no RS
As fortes chuvas e inundações generalizadas no estado já causaram 155 mortes, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil neste sábado (18). As autoridades mantêm as buscas por 94 desaparecidos.
+RS tem alerta de risco para inundações e deslizamentos neste sábado (18)
A tragédia climática que já dura três semanas afetou mais de 2,3 milhões de pessoas em todo o estado, deixando ainda 806 pessoas feridas. 92% das cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas (461 de 497 municípios).
Mais de 617 mil pessoas estão fora de suas casas – 77.202 delas estão em abrigos e outras 540.188 estão desalojadas (na casa de parentes ou amigos).