Ministro expulso do União cresce em pesquisa ao Senado e espera Lula para definir novo partido
Aliados de Celso Sabino dizem que ele tem sete partidos como opção; expectativa é de decisão em janeiro, após conversa com o presidente


Iander Porcella
O ministro do Turismo, Celso Sabino, expulso do União Brasil por permanecer no governo Lula, tem intensificado as articulações para ingressar em um novo partido. O paraense deve usar como trunfo o crescimento de sua intenção de voto para o Senado.
Um levantamento realizado pelo Paraná Pesquisas neste mês, antecipado ao SBT News, mostra cenários em que Sabino aparece em segundo ou terceiro lugar na disputa, que é liderada pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).
Em uma das simulações, o emedebista alcança 55,9% dos votos, o ministro de Lula marca 31,4% e o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) vem em terceiro, com 26,1%. Em outro cenário, Helder também lidera, com 50,8%, o deputado federal Delegado Éder Mauro (PL-PA) aparece em segundo lugar, com 32,2% e Sabino fica em terceiro, com 22,2%.
Em pesquisa de junho, Sabino aparecia em quinto ou sexto lugar, dependendo do cenário analisado. Aliados do ministro dizem que ele tem sete partidos como opção para se filiar, entre eles o Republicanos e o PSB. A expectativa é que a decisão seja tomada em janeiro, após conversa com Lula.
O levantamento atual foi realizado entre os dias 12 e 15 de dezembro, de forma presencial, com 1505 eleitores em 60 municípios do Pará. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
Sabino foi expulso do União Brasil em 8 de dezembro, após um processo interno que se arrastou por meses. Após formar uma federação com o PP, o partido do ministro decidiu desembarcar do governo e exigiu que todos os filiados deixassem seus cargos na Esplanada. Sabino, contudo, preferiu continuar no ministério para manter o apoio de Lula a sua candidatura ao Senado. O presidente da República conta com o paraense para montar seu palanque no Estado em 2026.








