Política

MDB ainda não definiu apoio para 2026 e avalia cenário aberto, diz Baleia Rossi

Ao SBT News, presidente do partido afirma que polarização entre Lula e Flávio Bolsonaro está posta, mas decisão só será tomada na convenção nacional

O deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), afirmou nesta segunda-feira (12) que o partido ainda não definiu quem apoiará na eleição presidencial de 2026 e avalia que o cenário político permanece em aberto, apesar da tendência de uma nova disputa polarizada. Em entrevista ao SBT News, Rossi disse que duas candidaturas estão claramente postas: a do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à reeleição, e a do senador Flávio Bolsonaro (PL-SP).

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Segundo o presidente da sigla, ainda há espaço para o surgimento de novos nomes, especialmente no campo do centro e do centro-direita. Ele citou governadores como Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior, Eduardo Leite e Romeu Zema como lideranças que podem ganhar tração ao longo do processo eleitoral. “Esse não é um momento de decisão de apoio, pelo menos no que diz respeito ao MDB”, ressaltou.

Baleia Rossi reconheceu que a tentativa de construir uma candidatura única do centro até agora não avançou, mas afirmou que o partido não pretende se antecipar. “Nós vamos definir o futuro do MDB na convenção. O partido é plural, diverso, e a decisão será tomada de forma democrática”, disse.

Questionado sobre a viabilidade eleitoral de Flávio Bolsonaro, Rossi disse que não subestima nenhuma candidatura. “Na política, você tem que respeitar todas as forças. Não acredito em escolher adversário ou em subestimar quem quer que seja”, declarou, lembrando episódios recentes da história eleitoral brasileira.

Sobre o posicionamento do MDB em eventual segundo turno, Baleia Rossi evitou antecipar cenários. Ele afirmou que há lideranças no partido que defendem uma candidatura mais ao centro ou ao centro-direita, enquanto outras veem com naturalidade o apoio à reeleição de Lula. “Essas discussões precisam ser aprofundadas e vão acontecer na convenção nacional, em julho ou agosto”, explicou.

No plano regional, o dirigente disse que a prioridade do MDB em 2026 será fortalecer candidaturas próprias. “Estamos focados nos palanques estaduais, em eleger governadores, senadores e formar chapas robustas de deputados. O MDB tem crescido eleição após eleição”, afirmou.

Baleia Rossi também descartou, por ora, mudanças no cenário paulista. Segundo ele, o partido mantém compromisso com a reeleição do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e não há discussões internas sobre uma candidatura da ministra do Planejamento e Orçament, Simone Tebet ao governo de São Paulo. “Todas as conversas que tive com a ministra apontam para a permanência dela no Mato Grosso do Sul”, disse.

Últimas Notícias