Política

Lula sanciona lei que obriga SUS a fazer cirurgias para lábio leporino

Lei abrange tratamento pós-cirúrgico, e especialidades como fonoaudiologia, psicologia e ortodontia

Imagem da noticia Lula sanciona lei que obriga SUS a fazer cirurgias para lábio leporino
Criança com lábio leporino | Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quarta-feira (7) a lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar serviço gratuito de cirurgia reconstrutiva de lábio leporino ou fenda palatina.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A lei obriga também o tratamento pós-cirúrgico, abrangendo as especialidades de fonoaudiologia, psicologia, ortodontia e outras necessárias para a recuperação do paciente.

O lábio leporino e a fenda palatina são aberturas respectivamente acima do lábio e no céu da boca, e são malformações congênitas, surgindo durante a formação do bebê. Segundo o Ministério da Saúde, nos casos mais corriqueiros, o lado esquerdo e o direito do lábio não se juntam, ficando uma linha vertical aberta. A mesma situação pode acontecer com o céu da boca, o palato.

A nova legislação também prevê que, nos casos em que o lábio leporino for diagnosticado no pré-natal ou após o nascimento, o recém-nascido deverá ser encaminhado a "centro especializado para iniciar o acompanhamento clínico e para programar a cirurgia reparadora."

Assuntos relacionados

SUS
Governo Lula
Saúde

Últimas Notícias