Publicidade
Política

Lula promove primeira reunião ministerial do ano; expectativa é que detalhes de reforma sejam fechados

Mudanças em equipe ministerial devem ocorrer depois da eleição no Congresso Nacional

Imagem da noticia Lula promove primeira reunião ministerial do ano; expectativa é que detalhes de reforma sejam fechados
Lula e seus ministros fazem a primeira reunião do ano | Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Publicidade

Ocorre nesta segunda-feira (20), a primeira reunião ministerial de 2025 do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Granja do Torto, às 9h. O encontro servirá para fechar os últimos detalhes para a mais radical reforma ministerial do terceiro mandato de Lula, prevista para ser consumada depois das eleições da Câmara e do Senado, no início de fevereiro.

+ Bolsonaro afirma que há articulação sobre PL da anistia com candidato à presidência da Câmara

Lula deixou sua agenda reservada só para a reunião de hoje, que deve levar o dia inteiro. É esperada uma fala pública do presidente, transmitida pelos canais oficiais do governo e acompanhada pela imprensa. Depois, sigilo total.

Os ministros devem trazer as expectativas para suas respectivas pastas para 2025. O presidente cobra que este ano seja de entregas, para chegar em 2026 com resultados.

Um dos principais pontos a serem discutidos nesta reunião ministerial é a “crise do Pix”, que bagunçou a articulação política e a comunicação do governo no início deste ano. No sábado (18), a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) divulgou um vídeo defendendo a medida revogada da Receita Federal em monitorar operações do Pix para pessoas físicas e jurídicas nos valores de R$ 5 mil e R$ 15 mil, respectivamente. O governo espera que o vídeo fure a bolha e tenha uma repercussão parecida com o do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Apesar disso, não houve intervenção da gestão Lula no material da psolista.

+ No fim do mandato de Biden, Lula agradece parceria entre Brasil e Estados Unidos

Outro ponto importante a ser levantado no encontro é a relação do Executivo com os prováveis novos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), respectivamente. Lula também deve debater os futuros de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cotados para se tornarem ministros.

Publicidade

Assuntos relacionados

Governo Lula
Lula
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade