Publicidade
Política

Lula lamenta morte da medalhista paralímpica Joana Neves

A "Peixinha", como era conhecida, foi campeã mundial e conquistou cinco medalhas em Jogos Paralímpicos

Imagem da noticia Lula lamenta morte da medalhista paralímpica Joana Neves
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, no início da tarde desta segunda-feira (18), a morte da paratleta da natação Joana Neves, conhecida como "Joaninha" e "Peixinha".

+ Ministério da Educação abre lista de espera para o Prouni; saiba como manifestar interesse

Ela morreu na última madrugada, na capital paulista, após uma parada cardiorrespiratória. A Peixinha estava na cidade realizando exames para ter um diagnóstico para episódios de convulsão que vinha apresentando.

"A semana que se inicia começa de modo triste para o esporte paralímpico brasileiro, em especial, e para o país, como um todo, com a notícia da morte de nossa grande nadadora paralímpica Joana Neves, aos 37 anos", diz Lula em nota publicada pelo Planalto.

Quem é Joana Neves

Joana nasceu em Natal, em 14 de fevereiro de 1987, com acondroplasia, uma condição que afeta o crescimento dos ossos.

"Fez por merecer o carinhoso apelido de 'Peixinha' e sua carreira foi marcada, além de muito sucesso, por grande determinação", pontua Lula na nota desta tarde.

O presidente ainda ressalta que ela "conheceu a natação por recomendação médica, se apaixonou pelas piscinas, e trilhou um caminho que a levou, entre outros pódios, ao título de campeã mundial e parapan-americana e a cinco medalhas em Jogos Paralímpicos".

+ Reunião ministerial tem tom ameno, mas Lula dá recados sobre dengue, viagens e comunicação

A Peixinha conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze nos Jogos de Londres 2012 e no Rio 2016 e uma de bronze nos Jogos de Tóquio, em 2021.

"Nosso orgulho e agradecimento à Joana Neves por ter defendido com tanto afinco e dedicação as cores e nosso país nas diversas competições que disputou ao redor do mundo e envio meus sentimentos e carinho à família neste momento de tão difícil despedida", diz Lula.

O presidente estende sua solidariedade aos parentes e amigos da paratleta e à comunidade do esporte paralímpico e do esporte brasileiro em geral.

Outras manifestações

O Ministério do Esporte (Mesp) lamentou "profundamente" a morte. A pasta ressalta que a Peixinha disputou três Jogos Paralímpicos e que, além de conquistas cinco medalhas nestes e ter sido campeã mundial e parapan-americana, foi eleita Melhor Nadadora Paralímpica do Brasil no Troféu Best Swimming em 2020.

"Em sua última competição internacional, no Mundial de natação da Ilha da Madeira, em Portugal, em junho de 2022, Joana foi medalhista de ouro no revezamento 4x50m livre misto, além de prata nos 50m livre da classe S5. Ela ainda conquistou medalhas de bronze nos 50m borboleta e nos 100m livre", prossegue a nota do ministério.

+ Jogador de vôlei de praia denuncia ataques homofóbicos durante partida em Recife

Desde 2008 e ao longo da carreira, a paratleta teve o apoio do Programa Bolsa Atleta do governo. "Atualmente, ela era bolsista na categoria Pódio, a mais alta do programa", explica o Mesp.

Segundo a pasta, "sua determinação e paixão pelo esporte, junto com o orgulho e bravura ao defender as cores do Brasil, vão continuar inspirando gerações". "Neste momento de tristeza, reverenciamos o legado de Joana para o esporte brasileiro e desejamos conforto aos amigos, familiares e fãs".

A Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (Sadef/RN), clube onde a Peixinha começou e que representava atualmente, decretou luto oficial.

"Estamos consternados com a partida da Joana Neves, nossa Joaninha. Tanto carisma fora das piscinas, tanta garra quando caía na água para representar nosso país, seu estado, o Rio Grande do Norte, seus amigos e sua família", disse o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, por sua vez.

"Quanta gente se orgulhava com as conquistas da Joaninha. E quanta alegria ela nos deu. Ela era uma tremenda atleta. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte a coração dos familiares e amigos".

O local e horário em que o corpo será velado ainda serão informados.

Publicidade

Assuntos relacionados

Política
Esporte
Morte
Lula
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade