Lula escolhe procurador federal como novo presidente do INSS
Gilberto Waller Júnior assume cargo após demissão de Stefanutto, suspeito de envolvimento em fraude que desviou mais de R$ 6 milhões

SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu, nesta quarta-feira (30), o procurador federal Gilberto Waller Júnior como o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A nomeação foi feita pela substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, e será publicada em edição extra do Diário Oficial desta quarta.
Gilberto assume o posto uma semana depois da demissão de Alessandro Stefanutto, que veio após a operação, que investiga fraudes em aposentadorias e pensões no INSS, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União.
Stefanutto, outros cinco servidores do órgão e um policial federal podem estar envolvidos em um esquema, suspeito de ter desviado R$ 6,3 bilhões de benefícios de aposentados e pensionistas.
+ Presidente do INSS é demitido após operação que investiga desvios
Gilberto Waller Júnior começou a carreira no poder público como procurador do INSS em 1998. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, já foi corregedor-geral do INSS de 2001 a 2004 e subprocurador-geral do INSS de 2007 a 2008.
Na Controladoria-Geral da União, foi ouvidor-geral da União, entre 2016 e 2019, e corregedor-geral da União, de 2019 a 2023. Atualmente, é corregedor da Procuradoria-Geral Federal.