Lula diz que operação da PF contra abuso infantil é "limpeza" de "gente safada"
Presidente afirma que só assim é possível acabar com a exploração de meninas em terras indígenas; polícia já realizou 11 mandados de prisão preventiva

Gabriela Vieira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (8), que a Operação Nacional Proteção Integral, da Polícia Federal (PF), realiza uma "limpeza no país" a envolvidos em crimes de abuso contra crianças e adolescentes na internet.
“Queria dizer para vocês que hoje aconteceu outra coisa fantástica, que não é climática, mas é uma limpeza desse país. […] Somente assim a gente vai acabar com a exploração de meninas em terras indígenas, com garimpeiros, na periferia, nos bairros pobres desse país. Porque o que não falta é gente safada fazendo coisa errada”, disse Lula.
Lula participou da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), em Luziânia (GO). Na ocasião, ele tratou de assuntos envolvendo o meio ambiente, mas reiterou sua opinião sobre a ação policial.
Operação da PF
A operação da PF realizou 182 mandados de busca e apreensão, além de 11 mandados de prisão preventiva. A operação resultou ainda em 55 prisões em flagrante, duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas.
Ainda, quase 900 agentes da Polícia Federal e da Polícia Civil de 16 estados cumpriram mandados contra criminosos envolvidos em crimes de abuso sexual infantil.
Nos últimos meses, de janeiro a setembro, a PF já cumpriu mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais. Segundo Lula, isso faz "parte da limpeza climática que a gente quer fazer”.
+Megaoperação da PF mira suspeitos de abuso sexual infantil em todos os estados