Lula diz que espera "relação civilizada" com Trump, presidente eleito dos EUA
Presidente da República disse esperar que republicano trabalhe pela paz
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na manhã desta quarta-feira (6) que espera ter uma relação civilizada com o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
+ Poder Expresso: Como a vitória de Donald Trump impacta o Brasil e o mundo?
"Eu não vou pensar o que pode acontecer de pior com eleição de presidente de outro país. Não conheço pessoalmente o [Donald] Trump. Eu conheço o Trump de ouvir dizer, de ler matéria sobre ele, de ver na televisão. Eu espero que a convivência seja civilizada que eu já tive com o [George] Bush que era do partido republicano, que eu estive com o Obama, com o [Joe] Biden. Essa é a relação que eu quero estabelecer. Relação de dois chefes de estado. Cada uma representando seu país, com interesses próprios nacionais", disse Lula.
A entrevista na íntegra vai ao ar na Rede TV, às 22h30 no domingo, durante a exibição do programa PODK Liberados, dos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Leila Barros (PDT-DF).
Ao longo da disputa norte-americana, Lula apoiou Kamala Harris e Joe Biden, quando este ainda era candidato à reeleição. Além da preferência pelos adversários, o chefe do Executivo brasileiro ainda fez algumas críticas a Donald Trump, chegando a relacionar o presidente eleito a um "nazismo com outra cara". Em outubro de 2022, às vésperas das eleições presidenciais brasileiras, Trump disse que Lula era um "lunático radical".
Apesar da troca de farpas entre os dois chefes de estado, Lula disse esperar que Trump trabalhe para ajudar o mundo a ter paz e melhorar a vida do povo norte-americano.
"Eu espero que ele tenha a preocupação de trabalhar para que o mundo tenha paz e que trabalhe para melhorar a vida do povo americano. Para isso que ele foi eleito e foi candidato", disse. O presidente da República ainda afirmou respeitar as pessoas e os resultados democráticos.