Lula deve anunciar medida específica para dívida do Rio Grande do Sul em reunião com Eduardo Leite
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também participa do encontro remoto na tarde desta segunda-feira (13)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar, na tarde desta segunda-feira (13), um acordo específico para a dívida do Rio Grande do Sul. O anúncio deve ser feito durante ou após uma reunião virtual com o governador Eduardo Leite (PSDB) e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
+ Diante de tragédia ambiental no RS, Congresso segue sem resposta ao "pacote da destruição"
Na manhã desta segunda, Haddad afirmou que Lula deve mobilizar representantes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF) para fazer o anúncio, mas ainda não há confirmação de como será o evento.
"O presidente vai mobilizar, como sempre tem feito, os Três Poderes em torno das medidas que vão sendo anunciadas. E hoje, o presidente deve anunciar uma medida específica sobre a dívida do Rio Grande do Sul. Então, eu vou deixar a cargo da presidência o anúncio", disse.
+ Rio Grande do Sul começa semana com alerta para cheia de rios e chegada de frente fria
Segundo Haddad, o governo vem debatendo novas medidas para socorrer o Rio Grande do Sul "a cada dia ou dois dias". O ministro afirmou que são medidas para diferentes frentes, incluindo famílias, municípios, agricultores, empresários e o próprio estado.
"Então nós estamos sendo bastante criteriosos para tomar as medidas de acordo com uma formatação adequada, sustentável, sempre com o acompanhamento dos demais poderes e do Tribunal de Contas. O presidente Bruno Dantas tem feito questão de se fazer presente, de se colocar à disposição para que tudo seja feito com muita transparência", disse Haddad.
+ Nível do Rio Guaíba deve bater recorde histórico e chegar a 5,6 metros
"O governador Eduardo Leite está totalmente sintonizado com essas diretrizes. Então hoje, por volta das 15h, vocês serão chamados para conhecer os detalhes", acrescentou em entrevista coletiva em frente ao Ministério da Fazenda.