Publicidade
Política

Lula determina que ministérios elaborem proposta de reestruturação da Defesa Civil

Pastas têm prazo de 60 dias para apresentar a proposta; ordem do presidente vem num momento em que várias cidades do país enfrentam incêndios florestais

Imagem da noticia Lula determina que ministérios elaborem proposta de reestruturação da Defesa Civil
Ordem de Lula foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19) | Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a cinco ministérios que elaborem uma proposta de reestruturação da Defesa Civil, com o intuito de fortalecer o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.

+ Lula assina acordo entre quilombolas e base espacial em Alcântara, no Maranhão

A ordem, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (19), é ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, chefiado por Waldez Góes; ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, cujo titular é Ricardo Lewandowski; ao Ministério da Defesa, chefiado por José Mucio; ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que tem como titular Marina Silva; e à Casa Civil da Presidência da República, chefiada por Rui Costa.

Lula deu prazo de 60 dias para que as pastas elaborem a proposta, que deve envolver a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. O prazo começou a contar nesta quinta.

A ordem do presidente vem num momento em que várias cidades do país enfrentam incêndios florestais, o Brasil enfrenta a pior estiagem em 75 anos, e o Rio Grande do Sul ainda se recupera da tragédia causada pelas fortes chuvas que atingiram o estado entre o final de abril e início de maio.

O que é a Defesa Civil?

A Defesa Civil consiste num conjunto de ações de prevenção, mitigação, preparação para emergências, resposta e recuperação. "São atividades realizadas permanentemente nos estados, municípios e no Distrito Federal para evitar desastres e minimizar seus efeitos", acrescenta o Ministério da Integração.

No Brasil, ela se organiza em forma de sistemas locais, em cada estado e município. O Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) é formado por órgãos e entidades da administração pública federal, dos estados, do DF e dos municípios, por entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de proteção e defesa civil e por organizações da sociedade civil.

Ainda de acordo com o ministério, o Sinpdec "tem o objetivo de congregar todas as competências para a gestão dos riscos e desastres sempre com ênfase na prevenção". A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, da pasta, é responsável pela coordenação do Sistema Nacional.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência com os nossos serviços, a fim de personalizar as publicidades e recomendar conteúdos de seu interesse, seguindo a nossa Política de Privacidade