Lula confirma Gleisi como ministra das Relações Institucionais
Deputada federal e atual presidente do PT é oficializada no lugar de Alexandre Padilha

Vinícius Nunes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta sexta-feira (28) a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) como ministra das Relações Institucionais. Gleisi vai substituir Alexandre Padilha, indicado ao Ministério da Saúde. Ela toma posse em 10 de março.
Gleisi era cotada como ministra desde meados do ano passado, quando interlocutores da petista lançaram o nome dela para a Casa Civil ou para a Secretaria-Geral.
A deputada se manifestou em post na rede social X (antigo Twitter), afirmando que vai dialogar "democraticamente com os partidos, governantes e lideranças políticas".
+ Padilha diz que "fortalecer o SUS" é sua principal causa à frente da Saúde
Nessa quinta (27), Lula disse que já havia escolhido a substituta de Padilha, mas que "não havia conversado ainda com essa pessoa". O presidente também disse que precisava de mais "agressividade" e "rapidez" na sua equipe ministerial.
Gleisi é a atual presidente do PT e fica no cargo até 5 de julho deste ano, quando acontecem eleições no partido.
A Secretaria de Relações Institucionais (SRI) é a pasta da Esplanada que cuida das articulações políticas do Executivo com o Legislativo. Gleisi é aconselhada a indicar congressistas do Centrão para a sua equipe.