Líderes da Câmara cancelam reunião com Haddad em meio às tensões entre Lira e governo
Parlamentares avaliam que clima entre deputados e Palácio do Planalto segue instável; críticas do presidente da Casa intensificam desgaste
A primeira reunião de 2024 entre líderes da Câmara e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para início do ano legislativo e pautas prioritárias ao Palácio do Planalto foi cancelada às pressas. Fontes ouvidas pelo SBT News disseram que não há "clima depois de ontem". Neste momento, segundo um deputado, o ideal é distensionar a relação. Nesta terça-feira, durante evento, Haddad disse que o governo depende do Congresso para cumprir a meta de zerar o déficit nas contas públicas.
+ Lira contraria Lula sobre reoneração e critica veto a emendas
O atrito cresceu depois que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), abriu os trabalhos legislativos fazendo duras críticas ao Poder Executivo e ao ministro Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), responsável pela articulação política do governo dentro do parlamento. Padilha iria participar da reunião com os líderes.
Parlamentares da base minimizam a situação. De forma reservada, um dos líderes disse que não houve cancelamento e sim um adiamento da reunião. A decisão de adiar o encontro seria porque o presidente da Câmara não foi convidado.
+ Parlamentares planejam novo movimento contra reoneração gradual da folha de pagamento
Na agenda de Haddad, ainda consta encontro com líderes do Senado, que vai contar com a participação de Padilha e membros da Fazenda.
*Texto atualizado às 12h47