Kataguiri e Serra desistem de concorrer ao governo de SP
Políticos anunciaram corrida à Câmara dos Deputados


Kim Kataguiri e Paulo Serra | Câmara dos Deputados/Prefeitura de Santo André
O deputado federal Kim Kataguiri (Missão) e o ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) desistiram de disputar o governo de São Paulo nas eleições de 2026. O anúncio foi feito pelos próprios políticos, no fim de semana.
No sábado (20), Kataguiri afirmou que buscará a reeleição na Câmara dos Deputados. Informou, ainda, que poderá assumir um eventual superministério responsável pela "reforma do Estado" caso seu correligionário, Renan Santos, vença as eleições presidenciais de outubro.
“Serei um pré-candidato a deputado federal. E com Renan vencendo, eu me tornarei Ministro de Estado. Será a maior reforma estatal que este país já viu! Eu entregarei ao Presidente Renan Santos uma parte de R$ 1 trilhão e 100 bilhões em nossa máquina pública. E as portas do nosso ministério estão abertas para as mentes mais brilhantes do Brasil. Vamos transformar este país juntos”, disse.
O anúncio foi seguido por Serra, que, no domingo (21), anunciou a desistência da corrida ao Palácio dos Bandeirantes para concorrer à uma vaga na Câmara dos Deputados. Pelas redes sociais, o político afirmou que a decisão veio após um "amplo processo de reflexão, de diálogo e de avaliação sobre o atual momento político".
“É preciso levar Santo André e o Grande ABC para dentro do Congresso Nacional com a mesma seriedade, o mesmo compromisso e a mesma vontade de resolver problemas reais, que sempre guiaram meu trabalho. Por isso decido dar um novo passo: sou pré-candidato a deputado federal. Não é o fim de um projeto. É a continuidade dele, em outra escala”, explicou.
Com as desistências, a disputa pelo governo paulista em 2026 se concentra, até o momento, em dois nomes: o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que busca a reeleição, e o ex-ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).
Segundo a pesquisa eleitoral mais recente, divulgada pelo Paraná Pesquisas, na sexta-feira (19), Tarcísio aparece à frente no primeiro turno das eleições, com 51,4% das intenções de voto, ante 37,9% de Haddad. Como ainda disputavam o pleito, o levantamento também considerou Serra, que apareceu com 4,6% das intenções de voto, e Kataguiri, que somou 3,0%.















