Janja em Paris: deputados pedem explicações sobre viagem da primeira-dama
Documento que deve ser enviado à Casa Civil questiona custo da viagem para abertura da Olimpíada
Yumi Kuwano
Os deputados Adriana Ventura (Novo/SP), Gilson Marques (Novo-SC) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) pedem explicações à Casa Civil sobre a viagem da primeira-dama Rosângela Lula da Silva a Paris, na França, para representar o governo brasileiro na abertura da Olimpíada na semana passada.
+ Janja desembarca em Paris e se reúne com autoridades antes da abertura das Olimpíadas
O pedido destinado ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, inclui a solicitação de detalhes sobre a comitiva da primeira-dama, ou seja, o nome de todos os membros que acompanharam Janja na viagem, além de todos os gastos com passagens aéreas, hospedagem, alimentação dela e de cada pessoa que compôs a comitiva.
A agenda da primeira-dama na capital francesa e os eventuais presentes ou brindes que foram recebidos por ela e pela comitiva também estão entre os questionamentos.
Para que o documento seja enviado ao Ministério, o requerimento protocolado na Câmara dos Deputados precisa de um relator que ofereça um parecer favorável. Segundo o regimento da Câmara, o ministro terá 30 dias para responder às perguntas.
+ Janja consegue credencial e vai a Paris, no lugar de Lula, para abertura das Olimpíadas
Janja havia perdido o prazo para garantir o acesso e sua ida às Olimpíadas para substituir o presidente Lula era incerta, mas o Comitê Olímpico Internacional (COI) concedeu o documento, em caráter excepcional, e viajou com o ministro do Esporte, André Fufuca.
Além de acompanhar as competições com brasileiros, enquanto esteve na França, a primeira-dama também participou de reuniões com autoridades de diversos países, bancos e financiadores. Janja chegou em Brasília na manhã desta segunda-feira (29).