Janja desembarca em Paris e se reúne com autoridades antes da abertura das Olimpíadas
Primeira-dama vai representar o presidente Lula na cerimônia de abertura dos Jogos
A primeira-dama Janja da Silva desembarcou nesta quinta-feira (25) em Paris, na França, onde vai representar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2024.
O evento que marca o início oficial dasOlimpíada – apesar de as disputas já terem iniciado na quarta-feira (24) – vai acontecer às 14h desta sexta-feira (26).
+ Goleira do Brasil no handebol ganha mais de 80 mil seguidores após estreia nas Olimpíadas
Na capital francesa, Janja foi recebida pela prefeita Anne Hidalgo, que desejou boas-vindas à socióloga nas redes sociais.
Como primeiro compromisso, a primeira-dama brasileira participou, durante a tarde, da reunião da Comissão Global para Finanças Urbanas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com prefeitos, bancos e financiadores. Ela chegou a fazer um discurso durante o encontro.
+ Brasil bate Nigéria em estreia tímida nas Olimpíadas de Paris
Ainda nesta quinta, a primeira-dama brasileira participa de um jantar promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que vai contar com a presença de delegações e atletas.
Na sexta, antes da cerimônia, a socióloga irá a uma recepção oferecida aos chefes de governo pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e a primeira-dama, Brigitte Macron.
Ausência de Lula e credencial
Janja havia perdido o prazo para garantir a credencial de acesso às Olimpíadas para representa Lula, mas o COI concedeu o documento, em caráter excepcional, na terça (23).
+ É falso que Lula tenha sido vaiado em evento e aconselhado por Janja a deixar microfone
Segundo o Planalto, Lula ligou na segunda (22) a Macron para reforçar ao presidente francês que não iria à cerimônia de abertura por excesso de compromissos no Brasil.
A nota divulgada pela Presidência afirma que Macron disse estar “honrado” com a presença de Janja e que Brigitte a receberia “com toda a atenção”.
Além de Janja, o ministro do Esporte, André Fufuca, também vai representar o governo brasileiro na abertura das Olimpíadas.