Hino com linguagem neutra é “infeliz e um besteirol”, diz coordenador das eleições do PT
Em entrevista ao programa Perspectivas, o senador Humberto Costa criticou uso da linguagem neutra no Hino Nacional em campanha de Boulos
O Hino Nacional performado com o uso da linguagem neutra foi utilizado durante um comício do candidato do PSol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, neste sábado (24). O verso “dos filhos deste solo, és mãe gentil”, teve a versão cantada no evento: “des filhes deste solo, és mãe gentil”. As alterações buscaram incluir pessoas que não se sentem incluídas nos gêneros masculino e feminino.
+Analista político comenta hino nacional em linguagem neutra e corrida eleitoral em SP
Em entrevista ao Perspectivas, senador Humberto Costa (PT) diz que foi uma ideia infeliz sobre a utilização de linguagem neutra durante a execução do Hino Nacional. “Eu acho que essas coisas estão completamente desfasadas do que é mais importante nesse momento. Acho que foi uma infeliz ideia.”
O episódio gerou polêmica nas redes e reacendeu debates sobre o papel da linguagem inclusiva no discurso político. O senador classifica a iniciativa como um “besteirol” e um erro estratégico. A tentativa de incorporar a linguagem neutra ao hino desvia o foco das questões verdadeiramente importantes para o momento político. “Uma iniciativa como essa, além de não trazer nenhum tipo de ganho político, acaba sendo uma iniciativa que coloca novamente na boca dos conversadores da extrema direita um discurso que eles adoram fazer.”