Governo vai criar uma autoridade federal para representar Lula no Rio Grande do Sul
Representante federal será escolhido e anunciado nesta quarta-feira pelo governo no Rio Grande do Sul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai criar uma autoridade federal para atuar no Rio Grande do Sul até o fim da calamidade pública na região. A informação foi divulgada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta terça-feira (14).
Ainda não há definição de um nome para assumir essa coordenação do governo federal no estado, mas o anúncio deve ocorrer na quarta-feira (15), no Rio Grande do Sul. Lula viaja para Porto Alegre junto a representantes dos demais Poderes da República e deve anunciar a autoridade federal que vai atuar no estado.
Como estruturas emergenciais ou extraordinárias exigem a criação de um prazo, a tendência é que o governo mantenha a autoridade federal até o fim da calamidade no Rio Grande do Sul.
O objetivo de Lula de colocar um representante in loco no estado é ter alguém para coordenar as ações oriundas do governo federal e também de ampliar o diálogo com o governo estadual e as prefeituras para executar as medidas de reconstrução e socorro no Rio Grande do Sul.