Galípolo agrada o mercado, diz senador do PT sobre indicado de Lula para o Banco Central
Em entrevista ao programa Perspectivas, o senador Humberto Costa fala sobre nova ocupação de Galípolo
Ayumi Watanabe
Murilo Fagundes
Em meio à movimentação política e econômica que marca o final de agosto, em entrevista para o Perspectivas, o senador Humberto Costa faz declarações positivas sobre a indicação de Gabriel Galípolo, que foi escolhido pelo presidente da República, para a presidência do Banco Central.
A nomeação foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O senador disse que recebeu de forma positiva a escolha e comenta sobre as qualificações e o impacto esperado em termos econômicos.
“Acho que o Galípolo agrada não somente o parlamento, mas também o próprio presidente da República. Agrada o mercado também. Acredito que é uma pessoa completamente talhada para exercer essa função”.
Galípolo atualmente ocupa a diretoria de Política Monetária do Banco Central e a partir de janeiro de 2025, será responsável por liderar a instituição caso seu nome seja aprovado pelo Senado Federal.
Na entrevista, Humberto Costa comenta que Galípolo demonstrou, em suas funções anteriores, um perfil equilibrado e técnico, o que, segundo ele, será crucial para a continuidade da política monetária atual. “Ele deu demonstrações, pelas suas posições e votos, de que não vai ser um incendiário como presidente do Banco Central”, destacou.
+Senador Humberto Costa comenta eleições municipais de 2024 e crise entre Poderes
A expectativa é que, sob a liderança de Galípolo, não haja mudanças drásticas na política de juros, o que contribuiria para a estabilidade econômica. “Todos nós sabemos que na economia a expectativa é algo muito importante. Então, se vai para ali alguém que a gente sabe que não vai produzir nenhuma surpresa muito grande, sem dúvidas vai ter uma receptividade muito boa”, ressaltou.