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Política

Fraude no INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

2,5 milhões de aposentados e pensionistas estão aptos a aceitarem acordo; pagamentos começam em 24 de julho

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INSS | Divulgação/Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
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O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afirmou, nesta terça-feira (15), que 339 mil aposentados e pensionistas aderiram ao acordo de ressarcimento apresentado pelo governo federal. A adesão começou na sexta-feira (11). O pagamento às vítimas da fraude no INSS começará no dia 24 de julho com pagamentos diários em lotes de 100 mil pessoas, seguindo a ordem cronológica da adesão.

A transferência será realizada em parcela única, na conta na qual o beneficiário recebe valores do INSS. Ressarcimentos serão atualizados com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

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“O governo conseguiu fechar um acordo histórico para que os aposentados afetados pelos descontos indevidos recebam o dinheiro de volta de forma simples, rápida e segura. Quanto antes aderirem, antes recebem. O governo federal não vai deixar nenhum aposentado para trás”, afirmou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.

Segundo o Instituto, 2,5 milhões de aposentados ainda podem assinar o acordo de ressarcimento.

O serviço estará disponível para os beneficiários que não receberam respostas nos pedidos de contestação dos descontos depois do prazo de 15 dias úteis. A adesão ao plano é gratuita e pode ser realizada pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente em agências dos Correios.

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Os casos em que a entidade respondeu à contestação dos beneficiários deverão ser analisados pelos pensionistas ou aposentados. O beneficiário pode concordar com a justificativa da entidade, contestar os documentos apresentados por suspeita de falsidade ideológica ou indução ao erro. Também é possível apontar que não reconhece a assinatura. Em caso de contestação, a entidade terá cinco dias úteis para devolver os valores.

Leia como aceitar o acordo pelo Meu INSS:

  • Acesse o aplicativo com CPF e senha;
  • Vá até “consultar pedidos” e clique em “cumprir exigência” em cada pedido realizado;
  • Leia as instruções com atenção e depois selecione “sim” no campo “aceito receber”;
  • Clique em “enviar”.

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Alerta contra golpes

O INSS informou que não realiza ligações e não envia links por mensagem para tratar do ressarcimento. Também não há necessidade de intermediários.

“Para esclarecimentos adicionais, o beneficiário deve consultar sempre os canais oficiais: aplicativo Meu INSS e Central 135”, disse o Instituto.

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